“Escrever não me cansa;
Escrever me encanta”
Marii Freire. Escrever
https://Pensamentos.me/ VEM comigo!
Imagem: Marii Freire
Santarém, Pá 30 de abril de 2024

“Escrever não me cansa;
Escrever me encanta”
Marii Freire. Escrever
https://Pensamentos.me/ VEM comigo!
Imagem: Marii Freire
Santarém, Pá 30 de abril de 2024

Enquanto tomo café, observo rapidamente as notícias; reúno coisas importantes, destaco outras, e assim organizo o meu dia. Se a gente deixa de fazer isso, as coisas escapam do controle. Engraçado essa fala, mas ” se você não organiza o que é prioridade na sua vida, as coisas escapam do controle”. Que terror pensar na vastidão de nossos pensamentos em silêncio! É, às vezes, a gente se surpreende mesmo com o que diz balbuciando as palavras em meio ao nada.
Bem, me levanto, abro a janela e observo que a vida acontece todos os dias no mesmo ritmo do outro lado do vidro. Paro e penso: ” Que viagem!” Olho para baixo, observo as plantas, pássaros, borboletas entre as flores e o sol que parece ser quente. Creio que, essa não é uma simples manhã de um dia qualquer. É sim, o início de mais um dia, onde as coisas flutuam na mente como barco sem leme e sem âncora em mar aberto, tudo se comunica no emanar de ideias. Sabe, as coisas estão ali, remoendo no inconsciente, mas a vida acontecendo.
Bem, concentro- me em filtrar o que realmente importa pra mim. Nunca devemos dar as costas para as coisas que impulsionam a vida e ao nosso modo de viver, ou seja para aquilo que tem valor para nós. Hummm…espere um pouco, lembrei que tenho uma correspondência de ontem e, que preciso abrir. Não, não deve ser tao urgente assim que não possa esperar. Tomo um gole de café e o que vejo? Ah, tem uma musiquinha tocando ao fundo, isso é bom. Aproveito para ir até a outra janela, lá parece mais atrativo. É, realmente é um espetáculo para os meus olhos. “Ou isso ou aquilo?” Aqui é mais interessante. Apesar barulho, fico a observar o movimento da rua. Parece que realmente o dia será criativo. Viver é saber desfrutar do presente, fazendo valer as grandes oportunidades, assim como buscar o que não temos, porém, desejamos alcançar. Afinal, o que é a vida, senão um milagre diário, cheio de acontecimentos que nos empurra até o outro lado da janela para imaginar o que virá no amanhã seguinte? É, viver é saber desfrutar de tudo, principalmente, dos lugares onde se deseja conhecer e buscar encontrar as coisas que também deseja nos encontrar. É o justo.
Qualquer pessoa pensa em agir de forma em não desperdiçar o seu tempo. Um dia, você olha pela janela da vida e avalia o uso do próprio tempo. Por isso:
” Não basta desejar, é preciso fazer acontecer “
Se diante de tanta correria, estresse e preocupações, vivemos. Então, por quê não arriscar? Compromissos todos têm. Porém, sem oxigênio, vem as inquietações e as insatisfações que asfixia a alma. Felicidade também pede que a a gente se movimente. Imagina ter um dia a mais de estresse? Não, não, não. Alegria. O mundo é vasto e é preciso romper com essa coisa de ficar parado só num lugar. Na minha opinião, todos devem pensar assim: liberdade é um direito.
” A liberdade é um direito quando temos a capacidade de fazer boas escolhas. Liberdade também é uma espécie de educação, tem suas regras e é preciso viver com ela”
” Educar os nossos pensamentos também é uma forma de disciplinar quem somos; fazendo isso, temos atitudes que ajudam melhor fazer as nossas escolhas.
Tudo começa pela consciência, pela interiorização e controle que temos de fazer as nossas escolhas de forma sabia. Às vezes, é mais fácil ” lançar a atenção e pensamentos sobre o que você observar lá fora, do que àquilo que, realmente importa pelo lado de dentro. A realidade é que, você se deixa atrair e dominar- se pelo que os olhos reconhece como belo externamente, toda atenção fica fixa nisso. Mas, algumas formas de encontrar a beleza que tanto se procura vem, justamente de você ter essa capacidade de cuidar do seu jardim interno. É la que os pássaros e as borboletas vêm espontaneamente, e a melodia também pode ser ouvida, mas em outro tom.
” Sempre é possível escolher; escolher o que ouvir, escolher o que quer pra si, escolher quem são as pessoas valiosas para estar conosco, escolher que tipo de vida queremos levar, escolher ser honesto ou optar pelo contrário. Todos nós podemos escolher. Mas são escolhas onde temos que filtrar o que tem importância, porque querendo ou não, iremos excluir outras situações que fazem parte de todo o contexto ao qual estamos acostumados.
Para filtrar o que realmente importa é preciso saber escolher de forma consciente o que queremos, ainda que em meio as dúvidas, é necessário entender o que é bom para nós, porque àquilo que não temos a capacidade de lidar, por mais que queiramos fugir, ou seja, lançar – se mar à fora, inconscientemente essa fuga produz prova contra nós. A nossa maior viagem é dentro de nós mesmos. É preciso fazer boas escolhas, especialmente, sendo pessoas tolerantes, compreensivas e dispostas ao diálogo. Essa é uma proposta tão macia como quem toma o seu café em silêncio. É preciso encontrar beleza nessa viagem produzida entre a mente e o estômago. Viver é equilibrar – se entre escolhas e decisões. Da mesma forma que, se faz necessário, reconhecer as nossa fragilidades e necessidades, bem como, os nossos medos e emoções nesse ” ir e vir”. Isso nos ajuda a manter o controle sobre a nossa vida e saber que a maior riqueza que temos mora do lado de dentro. É preciso ter humildade para reconhecer que nós somos os únicos responsáveis nesse transitar entre escolhas e decisões. E que a vida tem beleza de ponta a ponta. Mas, você só desfruta e reconhece o valor do que cativa, reúne e busca acessar todos os dias. A vida é isso: uma Obra com grandes lições, onde as reflexões mais poderosas nos coloca diante de caminhos cheios de ideias, questionamentos e escolhas que fazem com que sejamos grandes intelectuais de nós mesmos. Às vezes, acertamos um pouco mais, outras menos. Mas, sempre conscientes que essa passagem, nos proporcione um caminhar, onde devemos buscar incessantemente viver da melhor maneira possível.
Nenhuma viajem é maior do que aquela que os caminhos são percorridos pelo lado de dentro.
Marii Freire. A nossa Maior Viagem é Dentro de Nós.
https://Pensamentos.me/VEM comigo!
Imagem: Marii Freire
Santarém, Pá 29 de outubro de 2024

O tempo dedicado a conhecer a si, faz com que você seja capaz de fazer os ajustes necessários para tornar-se um ser humano melhor. Conhecer a si mesmo, e construir uma identidade, faz com que algumas arestas ao longo da vida, sejam aparadas, melhorando inclusive, o seu aflorar. Nós enquanto pessoas, precisamos sempre buscar alcançar um estado de satisfação, de sabedoria, de consciência; coisas que contribuem para qualquer decisão que tenhamos que tomar diante do que se faz necessário, seja justo. Só quando de fato, alcançamos um nível de consciência maior, a gente se mostra menos ruidoso perante a vida. Se por exemplo acontece algo, você reflete sobre o que ocorreu e naturalmente, procura tomar a decisão mais assertiva sobre que puder. E por essa razão, não desperdiça seu tempo, tornando este infrutífero.
Quem mais der atenção a si mesmo, irá constatar que as nossas virtudes, os nossos valores sempre nos faz construir pontes que nos levam a lugares melhores. O uso da razão, ajuda a termos posicionamentos importantes diante das mudanças. E a pergunta principal aqui é: Qual é a beleza de tudo isso? É o aflorar que nos faz ter mais saúde, uma natureza que nos faça olhar para os outros com consideração, amor, solidariedade. Mas essas coisas só nascem das necessidades que nutrimos na alma e atingimos um nível de consciência que de fato, nos humaniza. São valores com esses que colaboram para que a gente resgate muita coisa importante que se perde, perante a superficialidade que temos. Por isso, é fundamental dedicarmos tempo a nós, assim como, tudo aquilo que nos ajuda a despertar e a nos tornar pessoas melhores. A vida é vasta, mas também precisa de muito diálogo em meio as tragédias, os ganhos, o tempo que nos direciona a ter essa “capacidade” de distinguir ignorância e sabedoria.
Marii Freire. Conhecer a si mesmo
https://Pensamentos.me/VEM comigo!
Imagem: Arquivo Pessoal
Santarém, Pá 29 de outubro de 2024
#mariifreireescritora
#conhecerasimesmo
#sabedoria
#ignorância
#tempo

” A mulher tem que ser independente. A que se torna dependente de homem está perdida. “
Fernanda Montenegro
Nota: Fernanda Montenegro ao programa Conversa com Bial/ CLAUDIA
HomePage
Marii Freire.
https://Pensamentos.me/VEM comigo!
Imagem: pinterest/ Amanda Cintra
Santarém, Pá 28 de outubro de 2024

Sem apoio e esperança de que a situação de sofrimento mude, a mulher que é vítima de violência doméstica, fica vulnerável. Por isso é importante que existam pessoas que sirvam de apoio, – ouça essa vítima e ajude no sentidode acolher, de não tomar decisões por ela, mas auxiliar no que a mesma precisa.
Marii Freire. Violência Doméstica
https://Pensamentos.me/VEM comigo!
Imagem: Autoral
Santarém, Pá 26 de outubro de 2024
#violenciadomestica
#relacionamentoabusivonão
#relacionamentotoxico
#escutativa
#apoio
Violência Doméstica
Sempre que passar por uma situação de violência, nunca diga: ” Não foi nada!”, porque por trás disso, há muita coisa que você encobre em relação a outra pessoa, seja um grito, um empurrão ou uma violência sexual, você compreende? Há inúmeros exemplos que podem ser citados aqui. Eu quero que você entenda o seguinte ” todas às vezes que, você diz…” não foi nada, automaticamente, se responsabiliza pela próxima agressão. “
Marii Freire. Violência Doméstica
https://Pensamentos.me/VEM comigo!
Imagem: Autoral
Santarém, Pá 26 de outubro de 2024
#mariifreireescritora
#violenciadomestica
#naofoinada
#violência
#relacionamentoabusivo
A violência contra a mulher é um problema preocupante e que, infelizmente, tem uma estatística que chama atenção devido os dados alarmantes.
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 63% dos casos de feminicídio ocorridos em 2023, o agressor era parceiro íntimo da vítima. Isso quer dizer que, os assassinos se conectam afetivamente com essas mulheres, e que no momento oportuno, esses homens ceifam a vida dessas vítimas. É o pior ato que praticam contra essas mulheres, porque ao agirem assim, tentam disciplinar ou deixar claro ” quem manda” na relação. Matam sem nenhuma compaixão.
Marii Freire. Violência Doméstica
https://Pensamentos.me/ VEM comigo!
Fonte: Anuário Brasileiro de Segurança Pública
Imagem: Marii Freire
Santarém, Pá 25 de outubro de 2024

Violência Doméstica
Quando se fala em violência ,sempre se pensa que essa realidade é o que acontece na rua. Mas, não se leva em consideração por exemplo, o fato do que, parte disso ocontece sob o mesmo teto, porque se faz silêncio diante de muitas situações para que você não seja criadora de um problema. Então, os abusos acontecem, a violência propriamente dita, de modo que, a mulher vai silenciando o que passa com ela diariamente. É a submissão que vai cumprindo o seu papel…por meio de tudo que não é visto e ” acordado” entre o casal.
Marii Freire. Violência Doméstica
https://Pensamentos.me/VEM comigo!
Imagem: Autoral
Santarém, Pá 25 de outubro de 2024
” O silêncio da sociedade, ainda coopera para as muitas formas de violência que temos.”
Muito dessa violência que vivemos, ela não acontece longe de nos dos olhos; pelo contrário, vive ” sob o nosso teto “. Sim é uma violência consentida pela mulher. Claro, existem situações que ela, não tem o conhecimento necessário para lidar ou mesmo, identificar certas formas de abusos por exemplo. Já em outras, ela sabe e permite. Assim, a própria sociedade, parece que acaba dando permissão para que muitos crimes aconteçam, porque o silêncio torna-se a última resposta da vítima. Isso não pode acontecer, porque é uma forma de contribuir para a impunidade desses agressores que devem responder pelos seus atos.
Marii Freire. Violência Contra a Mulher
https://Pensamentos.me/ VEM comigo!
Imagem: Autoral
Santarém, Pá 24 de outubro de 2024
#mariifreireescritora
#violenciacontraamulher
#silencio

” Se você, der ao mundo o melhor que pode como um bom profissional/ uma boa profissional; não tenha dúvida, isso volta pra você em forma de reconhecimento. “
Marii Freire. Profissional
https://Pensamentos.me/ VEM comigo!
Santarém, Pá 24 de novembro de 2024
#mariifreireescritora
#profissional
#profissão
#direito
#escritora
Você precisa fazer login para comentar.