Acredite em Você

Acreditando sempre na humanidade e na melhor versão do ser humano. Você pode…” Não esqueça disto”.

Um domingo ímpar a todos!🌻

Marii Freire. Acredite em Você!

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 10 de novembro de

Sonhos

Quando temos um sonho e não lutamos por ele, ao ouvir as batidas da porta, assim como o vento, ele faz a curva e vai embora. Mas, se a gente cuida com carinho, e com  sensibilidade entre os dedos, agasalha e acalenta isso com paciência, certamente, não enfrenta tantos obstáculos pela frente. Observe que, quando você tem um objetivo, o seu esforço, acaba se tornando numa espécie de graça formidável. Claro que Deus existe e vez ou outra, Ele também nos ajuda alcançar lugares melhor. Mas os pequenos milagres diários que você espera que aconteça, se faz principalmente no ato de girar a maceta da porta, atravessar a rua, se conhecer e se colocar como pessoa que erra. Todavia, nunca se desvia de suas responsabilidades. A graça existe nisso, digo no que você faz, nas ” gargalhadas genuínas, as lágrimas de alegria que vem dessa coisa que nem o tempo, nem as circunstâncias têm força para desbotar dentro da gente. Considere que, não se faz barulho ao andar descalço, como não existe ruído no adormecer – pode – se ouvir uma música, pensar numa pessoa, sonhar. E sonhar é o que dilata as nossas pupilas, o que também faz com que se deseje acordar e lutar por um punhado de qualquer coisa no dia seguinte. Essa expressão “qualquer coisa” é o que nos mantém de pé; é a reticência necessária que faz com que se tenha força e passe a frente de todos os problemas, nos aproximando do que bem queremos…do que bem desejamos.

Marii Freire. Sonhos

https://Pensamentos.me/VEM comigo


Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 8 de novembro de 2024

#mariifreireescritora
#sonhos

Violência Psicológica

Violência Psicológica

O relacionamento abusivo reflete muito essa coisa da violência psicológica. Primeiro, pela condição que o abusador cria para a vítima, a deixando vulnerável, sem muitas vezes sair do poder dele, ou fazendo ela acreditar que sozinha, não irá conseguir viver e se manter financeiramente. Em outros casos, existem acusações, onde essa mulher passa a se questionar se ela foi insuficiente nessa relação. De repente, perde a autoestima, a alegria  de viver, a confiança, entre outras coisas. E sem perceber ela comeca: Se  eu tivesse feito ” isto ” ou ” se aquilo” será  que cooperei para essa situação? Para com iss, você foi excelente. O que muitas vezes essa mulher não sabe é que, ela fazia parte de uma trama de mentira e manipulação, que é o mais comum nesses casos. Não diferente da violência domestica, toda vítima de relacionamento abusivo, ela age sob a intenção racional do parceiro/parceira que a conduz conforme as vontades.

Marii Freire. Violência Psicológica

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

#Santarém, Pá 7 de novembro de 2024

Violência Psicológica

A violência psicológica ocorre por meio da manipulação da vítima, através de condições que em muitos casos, afeta a autoestima e total dependência do abusador.

Marii Freire.  Violência Psicológica

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 7 de novembro de 2024


#mariifreireescritora
#violenciapsicologica
#violenciadomestica
#manipulação
#dependenciaemocional

Cultura Machista

Em toda relação de poder, a vítima não tem consciência do que acontece na maioria das vezes. Então, a pessoa abusiva, ou seja quem usa o poder para dizer que ordena tudo, ela vai apresentar um comportamento autoritário – que pode ser traduzido e compreendido como ” brincadeira “. Veja, a vítima pode confundir algumas verdades que contém coisas de cunho machistas como normal. Normal no passado, no passado. Mas hoje, esse tipo de situação pode receber muitas denominações e acobertar crimes. Ora, coisas que eram aceitas no passado e gerava sofrimento nas pessoas, hoje, não podem ser vistas como ” brincadeirinhas “. Um exemplo do que falo é, dizer que ” o cabelo de fulana é ruim” ou ” beltrano agiu dessa forma comigo, mas esse é  ” o jeito dele”. Você compreende como esse tipo de acontecimento não pode ser aceitável? Se for aceitável, isso parte para algo pior como um assédio ou violência.

No caso da violência, isso potencializa o reflexo da cultura machista que temos, porque todas essas coisas citadas anteriormente, justifica o reflexo exatamente de todo resquícios dessa cultura que, infelizmente, normaliza certos tipos de comportamentos. Assim como, o racismo e diversas formas injusticáveis de violência, eu chamo atenção para o opressor e o oprimido. Da mesma forma que, quando se olha para essa situação, só enxerga a superfície desses problemas, porque tais acontecimentos estão enraizados numa cultura que tende à potencializar essas coisas. A verdade é que, parte do que acontece, é distorcido; em outros casos, negligenciados ou na pior das hipóteses, silenciados, tornando-se uma fonte de sofrimento para as pessoas.

Quando uma pessoa ofende ou incomoda você de forma intensa ou seja, fala coisas que você não gosta e sabe que isso é para diminuir ou desqualificar você como indivíduo, ela abusa do poder que tem, por exemplo, se isso acontece no local de trabalho ou na rua, você vai passando na rua e um desconhecido passa a te assediar de diferentes maneiras, a incomodar mesmo, seja fisicamente ou psicologicamente. É interessante que, esse tipo de atitude é terrível pra vítima. Primeiro, por causar a sensação de poder no outro e impotência na pessoa que enfrenta essa situação calada. Muitas mulheres sofrem com esse problema. Mas não só isso, falo de algo maior, coisas como: violência, desigualdade salarial, desigualdades que aumentam e não só oprime como fere quem sofre.

No caso do machismo, este, ganha contornos reais todos os dias e quem mais suporta o tratamento desigual é a mulher. Ora, um homem parte obra cima do outro em muitas situações. Mas fora de certos ambientes isso se propaga de muitas formas. O que é curioso nisso tudo é que, não se deve mostrar que esse tipo de situação possa ser vergonhoso à mulher, porque é o que parece ainda para muitas falar sobre o que sofrem; tanto que tentam normalizar esse tipo de comportamento. Porém, diante de tudo o que vem sendo trabalhado no sentido de combater esse tipo de situação, especialmente no sentido de punir, muitas mulheres já conseguem identificar algumas condutas e até experiências que envolvem a questão do assédio, inclusive denunciando.

É importante ressaltar que, mudar muitas coisas em nossa sociedade se faz necessário. É preciso uma reeducação do povo, para permitir que algumas estruturas possam ser mudadas, não apenas para garantir mais segurança à mulher. É preciso garantir segurança a todos. Veja, no caso do racismo, é preciso haver respeito para que consigamos conviver bem, sem ofender ou ferir as pessoas. Portanto, não aceite que alguém faça piadas sobre você; sobre a sua pele ou cabelo. É importante que você não se deixe ser tratada de qualquer maneira.

” Não ignore a sensação de desconforto que a outra pessoa causa em você. ”

A ideia atrelada ao respeito, ela é universal. Não importa se você é negro, gordo, gay, careca, magro ou simplesmente, mulher. Qualquer prática machista que venha potencializar uma conduta desrespeitosa em relação à você, deve ser denunciada, seja em ambientes hostis ou no seu direito de ir e vir ou seja, de passar diariamente por uma rua sem ser incomodada. Direitos iguais, geram menos comportamentos abusivos. Lembre-se: sua voz é o seu poder.

Marii Freire. Cultura Machista.

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 6 de novo de 2024

Violência Doméstica

Violência Doméstica

Proibir de você falar com pessoas como familiares e amigos, restringir o espaço que você pode andar, xingar de todas as formas, te apequenar para se sentir confortável, rotular você ” disso ou daquilo”, assim como formas de controle, isso é Violência.

Marii Freire. Violência Doméstica

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 4 de novembro de 2024


#mariifreireescritora
#violenciadomestica

Relacionamento Doentio

Muita mulher que vive um relacionamento doentio; consegue sair dele, e mesmo assim, diz ” ter traumas” ou seja, não consegue ressignificar a sua vida, o que acaba sendo inclusive comum, por conta da violência psicológica que deixa marcas profundas ” na alma”, no inconsciente da pessoa; para que ela consiga enxergar o que realmente importa
após isso, é necessário passar por um processo natural de mudança; mudança que requer uma nova forma de pensar, de trazer a realidade o que realmente importa pra ela.
Na verdade, a pessoa passa por uma espécie de reeducação. Sim, ela vai acabar com crenças limitantes, dentre outras coisas, aprender a fazer uma leitura crítica sobre si mesma, sobre o papel da mulher na sociedade, sobre poder, submissão, até como uma forma de compreender o que aconteu com ela. Claro que, nem todas têm essa capacidade, até porque é necessário respeitar a forma de pensar, a individualidade, bem como, a maneira em que cada uma foi educada, e muito mais. Porém, aquelas que conseguem, de fato, agir assim ou seja, respondem positivamente ao que foi dito, elas levam em conta os próprios valores, principalmente, analisando o que é latente diante desse novo cenário, que é uma vida nova.
É importante ressaltar que, situações difíceis existem e não nos paralisa; pelo contrário. Se elas existem têm uma função que é nos tornar pessoas melhores; melhores pra nós, para novos relacionamentos, porque a pessoa que enfrenta uma realidade cruel como a violência, ela não deixa de amar. Às vezes, não se permite se relacionar novamente por conta dos traumas. Mais, vai descobrir novas formas de amor; o próprio é o mais importante deles. A medida que você se coloca num patamar onde não se deixa atrair e envolver por qualquer coisa, essa pessoa, naturalmente, se coloca como ” a pessoa mais importante da sua vida”. O amor próprio tem muito disso, digo ” se colocar em primeiro plano”. E isso sim, é importante porque a pessoa, passa a enxergar valores as quais não abre mão, como também se sente completa perante a vida, inclusive, passando a fazer escolhas mais assertivas.

Marii Freire. Relacionamento Doentio

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral/ Facebook às 13:46hs/ Brasil

Santarém, Pá 1 de novembro de 2024

#mariifreireescritora
#relacionamentodoentio
#relacionamentotoxico
#relacionamentoabusivo
#violenciadomestica

Violência Doméstica

Minimizar a violência é uma maneira de enganar a si, de fingir que tudo está bem e, que nada mais de ruim, irá se repetir novamente. A mulher que sofre calada, ela tem muito essa falta de ” leitura crítica ” sobre o que lhe acontece. Simplesmente, ao passar por qualquer situação que envolva desrespeito, ela aceita. Afinal, cresceu sendo submissa e aprendendo a ser submissa. Primeiro, ao pai, depois ao marido. E quando chega a uma certa idade, ela tem muita resistência em mudar de ideia, pensamentos, de saber se impor. E por que? Porque ao longo da vida, as suas arestas foram aparadas. A menina que se tornou mulher, e não aprendeu a se defender,  principalmente, ela não sabe dizer ” me respeita ” ou  dizer ” não ” é a pessoa que enfrenta grandes dificuldades para sair de relacionamentos doentios. Na verdade, é o que mais vemos. Evidente que, nem todas pensam assim. Mas existe a necessidade dessa forma de pensar, de evoluir mentalmente por parte de muitas. E aqui, digo a coisa nsis importa que é o fato de, hoje, nenhuma mulher precisar passar por situação de violência. Ela não precisa ” fingir ” nada. Faltou com respeito, tem que falar , é direito dela.

Marii Freire. Violência Doméstica

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 30 de outubro de 2024


#mariifreireescritora
#violenciadomestica

Trabalho de Conscientização

Desde 2019, eu faço um trabalho de conscientização contra à violência e em defesa da mulher. “Essa causa” vou dizer assim, eu abracei ainda na faculdade, no período em que fazia o estágio. Um dia, ao me deparar com uma mulher que havia sido vítima de violência doméstica, ela estava machucada, com olho roxo e uma criança de colo, fiquei indignada com aquela cena. Então, desde esse dia, disse que iria desenvolver um trabalho onde pudesse ajudar essas mulheres levando informação, no sentido de auxilia essas vítimas, bem como, fazer com que elas soubessem identificar uma situação de abuso e [violência]. Mais, incentivando todas a buscarem seus direitos. O primeiro, é não se calando. E tudo isso, começou no meu blog
https://Pensamentos.me.
Lá, eu comecei escrevendo frases sobre violência, depois artigos e um livro. Portanto, eu não faço atendimentos on-line. Eu escrevo. Sou autora que desenvolve um trabalho de conscientização com muito respeito e carinho pelo meu público.

Marii Freire Escritora.

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 30 de outubro de 2024

#mariifreireescritora
#autora
#trabalhodeconscirntizacao
#violenciacontraamulher
#lei

Marii, o seu livro já saiu?

Marii, o seu livro já saiu?

Gente, o meu livro irá ser publicado em abril de 2025.
Eu estou aguardando esse trabalho com grandes expectativas porque, é uma obra feita com muito cuidado e respeito ao meu público. Portanto, este de fato, se torna um trabalho muito aguardando, não só pelo que representa em termos de importância, mas porque eu sei que minha voz irá alcançar muitas mulheres que precisam de ajuda; precisam sobretudo de esclarecimentos sobre seus direitos.

Marii Freire. Novo Livro

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 30 de outubro de 2024