Autoconfiança

A autoconfiança ajuda você a fazer muito coisa boa. A principal delas, ser justa consigo. Não que o restante sirva de punição aos outros. Mas, saber dizer não, ser uma pessoa seletiva, poupa muita coisa negativa pela qual, você tenha que passar. O importante é saber que tudo e todos chegam na sua vida, mas só fica aquilo que você escolhe. E  levando em conta isso, dentro de um sistema de imposições que vivemos, individualmente, podemos escolher coisas e pessoas que agregam em nossas vidas.

Beijo grande no coração de todos!

Marii Freire. Autoconfiança

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 19 de novembro de 2024


#mariifreireescritora
#autoconfiança
#conhecimento
#autoconhecimento
#desmestificar

Amigos

Tenha, duas ou três pessoas no máximo que você possa chamar de amigos. O importante é a qualidade, assim como a certeza de que  poderá contar com eles, se um dia, lhe faltar pão e teto.

Marii Freire. Amigos

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Santarém, Pá 19 de novembro de 2024


#mariifreireescritora
#amigos

Feminicídio

Feminicídio

O avanço da Internet facilitou muito a vida das pessoas, pois tornou o acesso entre elas muito mais prático. Hoje, você pode se comunicar com alguém que mora do outro lado do mundo com algumas tecladas de distância e pronto, nesse simples gesto é possível diminuir a saudade e transmitir calor humano por meio de suas palavras.
É inegável que temos um privilégio de poder aproximar famílias e amigos espalhados que infelizmente, há muito tempo, não se tinha  contato. Mas, com ajuda da Internet, isso se torna possível. Todavia, além do privilégio, também se faz necessário dizer que, a internet tem seus perigos, e aqui, essa será a nossa discussão principal, porque por meio da facilidade, existem pessoas com intenção de causar prejuízo aos outros. Pessoas de caráter duvidoso, e que tentam tirar vantagens sofridas, por aquelas que, pela pouca atenção, caem em golpes – ninguém é isento de não ter que passar por essa situação, nem os ” mais experientes “, porque ao se tratar de maldade, temos pessoas com todo tipo de índole espalhadas nos quatros cantos do globo.
O privilégio que refiro-me em relação a internet, trata de um benefício que temos em meio a tantas desigualdades, mas essa mesma desigualdades promove, um “logradouro de coisas que não presta”; quer dizer, isso determina parte do que se trata de negativo sobre pessoas e comportamentos. Não que, na verdade, modifique a conduta das pessoas ; ” gente ruim” já nasce ruim. Mas, quando se trata de população, de raça, de classe e gênero, as mulheres, acabam sendo aí, digamos “possuidoras de um exemplo de desvantagens ” especialmente, quando se trata de sofrer punição, ameaça e  ser vítima de quem tenta lhes tirar algum tipo de vantagem.
Quando se fala de internet, as mulheres são alvo de críticas negativas. Um exemplo disso, são os ” namoros virtuais ” que ao passar do tempo, tornam-se relacionamentos sérios  onde alguns dão certos, outros viram relatos de histórias que terminam em tragédias ( feminicídio), como se tem comprovado por meio de dados alarmantes em relação a mortes de mulheres em nosso país; não especificamente, por conta dessa situação, mas de muitas outras que agregam quando se trata de ceifar a vida da mulher. Mas, no que tange a esse tema, há uma preocupação com relação a forma de se relacionar com alguém que voce não conhece. Na internet, muitos  relacionamentos começa a ser construídos por esse viés emocional. Emocional, no sentido que você estabelece uma relação afetiva, de confiança inclusive, ainda que nunca tenha encontrado a pessoa, convivido com ela, para fazer um juízo de valor se aquilo dará certo; se existe um interesse maior em construir objetos juntos Enfim, se ” esse encanto virtual ” vira uma história de amor.
Nesse ínterim, homens com caráter duvidoso que convivem nesse ambiente hostil, e ao adentrar nele, já chegam buscando ” tirar proveito ” de ” presas fáceis ” como as mulheres. Nesse ponto, a internet é vista como uma terra fértil. Veja, vou abrir aqui, “um parêntese” em relação aos homens ( nem todos são abusivos, nem todos buscam se aproveitar ” , isso é para uma minoria, até porque se pensarmos assim, não irá sobrar homens que se possa confiar. Afinal, eles detestam serem injustiçados. Mas, a minha fala, não é voltada a todos os homens. É sim, somente para uma parcela que reduz muito a qualidade daqueles que não se encaixam dentro desse perfil, como também  não se calam diante de situações como essa. Ao contrário, temos homens que sabem como respeitar uma mulher, e jamais irá tirar proveito, porque percebeu que ela se encontra vulnerável.
É importante ressaltar que, estamos falando de um ambiente confuso, a internet é vista como uma “terra a ser explorada”. Portanto, não se pode sustentar a ideia que a mulher deva sofrer maior injustiça por ser ” menos preparada” para lidar com esse espaço; ainda que, a maldade humana, ultrapasse esse ambiente obscuro que é a internet, como se discute, sabemos que é preciso ir muito mais fundo do que mostra a nossa mera superfície nesse assunto. O texto de modo geral, vem trazendo um alerta sobre as benesses e os perigos que vão além da aparência. E a relação com quem você não conhece, traz a necessidade de uma consciência; uma consciência que incomode a outra pessoa, que ajude ela a identificar as fraudes por trás de um sorriso ou de um áudio de quem tem dificuldade de mostrar o rosto. Esse detalhe é importante porque ajuda você não ficar no raso das interpretações, do respeito, do acolhimento, dos problemas que um casal adulto tem a capacidade de resolver.   
Além disso, outro ponto que vale ressaltar é que, não se envolva com quem não conhece. Muitas mulheres fazem isso e, infelizmente  acabam sendo encontradas mortas, dentro de uma mala, justamente por não conhecer nada a respeito de quem elas se envolveram. Esse é o estrago não previsto do amor ou de quem saiu à procura dele e, teve que se deparar com a morte.
É sabido que nessas histórias que envolve amor, ninguém vai procurar a morte; vai procurar um parceiro ou uma parceira que possa somar. Mas, gente que não presta, sabe distorcer a realidade, sabe como convencer você e é esse ” distorcer ” que a mulher deve ficar atenta. Claro que a mídia cria uma repercussão ainda maior sobre a mulher quando acontece uma tragédia. Isso é errado, porque em nada contribui, o discurso deve ser outro, voltado principalmente para quem se esconde atrás de perfis falsos. Quanto as polêmicas, sempre vão existir. Mas, que fique claro que ” as histórias de amor, as histórias bem- sucedidas, elas também vivem desafios importantes e tem as suas preocupações. Mas, não violência, mulheres violentadas ou mortas.

Marii Freire. Feminicídio

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem : Autoral/ Facebook

Santarém, Pá 18 de novembro de 2024

Grandeza

Toda grandeza se faz pela desconstrução da consciência do valor que temos. Mas ” somos na vida daqueles que são caros para nós.”

Marii Freire. Grandeza

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ Nuria  Díaz Melendes

Santarém, Pá 16 de novembro de 2024

Fascinante

O fascinante a respeito de escrever acontece no ato de criar, de você conseguir povoar a memória com coisas boas. sabe? Sem a obrigação da exigência ” disso ou daquilo “. O importante é saber que as ideias estão todas no silêncio sem estruturas. É isso. E elas só irão fazer sentido quando ganharem formas ou seja, quando elas conseguirem ir se interligando umas às outras. Aí sim, a coisa do “fazer sentido” acontece naturalmente. É delicioso escrever porque, você não só escreve, como fala sozinha, reproduz e extrapola todos os limites com sensibilidade e muita criatividade.

Marii Freire. Fascinante

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/Mahya

Santarém, Pá 16 de novembro de 2024

Honestidade

Seja uma pessoa honesta, fiel aos seus princípios, autêntica diante do que quer que seja. O preço de tudo isso pode custar um pouquinho mais caro; pode significar que o seu caminho ” seja é só seu”. Mesmo assim, vale muito a pena.

Marii Freire. Honestidade

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ Tumblr

Santarém, Pá 15 de novembro de 2024

Marii Freire

” Hoje, acredito que a mulher já começa a discutir a própria história de uma maneira consciente. “

Marii Freire. MULHER Do ostracismo à luta pelos direitos nos dias atuais

FREIRE, M. 1ª ed. Maringá: Viseu, 2022

Imagem: Autoral/ Tik Tok

Santarém, Pá 14 de novembro de 2025

Direito

” O direito é uma daquelas paixão que você leva consigo pra sempre. “

Marii Freire. Direito

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral/Tik Tok/ Instagram/Facebook

Santarém, Pá 12 de novembro de 2024

Manipulador Emocional

Manipulador Emocional

Pessoas manipuladoras, elas são ” frias emocionalmente ” falando. Mais, são precisas diante daquilo que querem. É comum por exemplo, vermos narcisistas e psicopatas agindo assim, porque são seres humanos diferentes de pessoas ditas ” normais” dentro daquilo que a sociedade aceita como normal. Você observa o caso dos psicopatas, eles têm satisfação; na verdade, um prazer enorme em ações que sugerem essa coisa atrelada a frieza e dominância. Claro, são indivíduos que você tem que ficar atento a conduta deles. Por  que narcistas e psicopatas são pessoas assim? Os psicopatas não esbocam arrependimento por nada, eles têm desvio de personalidade. Já o narcisista ele tem essa coisa do maquiavelismo. São pessoas que se voltam para si; buscam um  parceiro submisso. Daí a questão por exemplo, da violência psicológica tão falada no que tange os relacionamentos doentios.
Quando se fala em relacionamento doentio, é importante ressaltar que, esse tema vai longe, e que, inclusive você pode ter inúmeros exemplos. Estes, vão desde a questão que envolve trabalho, amizades e o relacionamento amoroso propriamente dito. Pessoas abusivas, elas ganham a confiança de suas vítimas, de modo que, na intimidade, a pessoa narcisista por exemplo, tem o domínio  sobre o outro, porque ele gosta de manipular, de explorar. O poder aqui, é uma espécie de prestígio muito atraente, algo fascinante a um narcisista.
Na relação amorosa, é preciso dizer que, abusadores ou manipuladores emocionais não tem os mesmos ideias românticos que uma pessoa comum, são frios; mentem para quem constantemente, fica ali, do seu lado, lhes servindo de ancora, ou seja, pessoas que eles sabem que podem contar; que às vezes é quem, mais lutar pela relação, voce compreende? Enfim, são pessoas sem apego ou responsabilidade emocional. Por isso, vemos tantos a questão de relacionamentos abusivos, – doentios, cheios dessa personalidade perversa presente no comportamento de algumas pessoas.

Marii Freire. Manipulador Emocional

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Fonte: http://www.portalcienciaevida.com.br/neurociencia/Marco Callegaro/ O lado negro do Amor

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 11 de novembro de 2024

#mariifreireescritora
#manipuladoremocional
#narcisista
#psicopatas
#mentira
#manipulação

Manipulador Emocional

Manipulador Emocional
O manipulador emocional é mestre na arte de distorcer a realidade ou seja, ele faz com que a vítima não saiba desvencilhar-se do que é real e o que é fantasioso. Por ter ausência de valores éticos, mente com facilidade para obter uma resposta confortável as suas investidas. Causar o caos deseja o manipulador com aspecto de grandiosidade.

Marii Freire. Manipulador Emocional

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 11 de novembro de 2024


#mariifreireescritora
#manipuladoremocional
#violenciapsicologica
#violenciadomestica
#relacionamentoabusivo