Atitude

As atitudes ingênuas que por vezes, tanto nos encantam, perdem valor diante de comportamentos estúpidos. O que humaniza as relações é o lado invisível do que chamamos de alma. Nisso, a natureza é generosa, porque não há mal ou bem. O que há é troca de respostas, onde umas; a gente reage e outras, simplesmente se admira.

Marii Freire. Atitude

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 25 de dezembro de 2024

Espelho

Vislumbrei a ternura escondida em tua face,
Contei os cabelos brancos
Diante de um comportamento que achava inadequado.
Parece cansado,
Mas é só o tempo jogando fora a sua casca
E alimentando-se do instante.

Lambi a sua língua
Tinha gosto de silêncios molhados,
Diante de um olhar faminto
E talvez o calor do sol um pouco atrasado.
Não sei se terei tempo de olhar outra vez,
Mas as pequenas ondas que se formavam
Desapareciam em questão de segundos.
Fiquei parada
Ali, me alimentando daquela beleza
De saltar os olhos.
Era um espelho d’água
Diante da minha selfe equivocada
Desfalecendo naquele infinito cais,
Que se formava com ajuda do vento
Naquele chão de cimento
Cortando o firmamento
Criando uma linda Imagem.

Pequena e desenvergonhada
Ela ficava a desmanchar- se.
Sossega!
Não sei se poderei observa- lá depois.

Depois,
Depois de meus olhos,
Outros olhares.
Outros sonhos.
Aquela era minha vez
Numa manhã de Natal
Sob a magia do espírito
E a ilusão de um céu
Esfumaçado no chão,
Reflexo vivo do que 
Não se sabe se é espelho ou alma
Confundidos no mesmo coração.

Marii Freire. Espelho

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 25 de dezembro de 2024

Natal

Natal

Natal é tempo de celebrar; celebrar a vida, os momentos felizes com aqueles que amamos. Natal também é tempo refletir e deixar que o brilho maior sobre essa festa, venha dos nossos corações. 🌟🎅🌲

Marii Freire. Natal

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, 24 de dezembro de 2024


#mariifreireescritora
#natal
#boasfestas
#familia
#jesus

Amor

O que é admirável no amor é que ele é comparável  ao ” mar aberto”  fascinante pela imensidão; um espetáculo belíssimo para se assistir. O amor comparado ao mar, não tem domínio, só o dominamos através do olhar, da mente; até o ponto aonde pode ser visto. O resto, se imagina, elabora no inconsciente o que pode acontecer. Cria- se personagens e monstros que assombram. Mas que ao mesmo tempo, convida- nos a viver suas aventuras.

O amor é uma fonte de estímulos especiais, além da serenidade, ele gera dopamina, fazendo com que os casais apaixonados, além do amor – claro, consiga nutrir admiração e respeito um pelo outro. O mais importante no amor é que você não ama alguém de imediato, pode se apaixonar. Mas amar, não. Para amar mesmo, é preciso ter condições psíquicas e dignidade para saber recepcionar a outra pessoa. Veja bem, não é ” endeusar” . Aqui, trata-se especialmente, da postura madura de quem ama, de quem sabe fazer escolhas saudáveis, é o comportamento transformado em energia, o brilho natural que nasce no olhar, na serenidade dos atos. “Quem ama, admira quem diz amar”, e para amar é preciso entender os gestos da pessoa que amamos.

Amar uma pessoa leva tempo; o tempo  necessário para melhorar o processo de intimidade, conhecer e saber fazer uso do que ela tem de melhor para nos oferecer. Só assim, se consegue admirar.

Para admirar é preciso entender, conhecer e usufruir de seus segredos.

Se uma pessoa sabe que é amada, instintivamente, ela age proporcional ao valor daquilo que recebe do outro. O prazer neste caso, torna-se uma via prazerosa e espontânea para ambas as partes, melhorando a qualidade da relação.

Quando se trata de amor, não é a quantidade de tempo que determina o valor da relação, mas cada fração do tempo proporcional aos acontecimentos. Muitas pessoas por exemplo, podem oferecer tempo sem qualidade, sem experiência, sem situação próprias do amor. Há um déficit de atenção que colabora para as crises. Mas, se você coloca energia, é criativo nas ideias, sabe expressar a grandeza da alma, é generoso com as palavras, encoraja, estimula, se colocar no lugar da outra pessoa, quando ela precisa, tudo isso ajuda a relação crescer.

Vale ressaltar que, dentre as muitas exigências do amor, ponderar, ouvir e não traduzir em gritos o que deseja, demonstra preocupação e respeito com a outra pessoa. Amar também é educar- se para garantir o futuro da relação. Muita gente ” adorna”,  mas o adorno é uma consciência que vem principalmente da forma de nos educarmos diante de quem amamos.

Para amar, é necessário saber usar as palavras, promover gestos que causem alegria. Essa é a verdadeira fronteira dos apaixonados. A gênese do amor é o próprio amor, não no sentido conceitual, mas num diagnóstico fechado, como sugere o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade:

” Amor é aquilo que se aprende no limite

depois de se arquivar toda ciência

herdada, ouvida. Amor começa tarde. “

Marii Freire. Amor

Nota: Amor e seu Tempo/Carlos Drummond de Andrade. Seleção de textos, notas, estudos biografia, histórico e crítico por Rita de Cássia  Barbosa.  3 ed. São Paulo. Nova Cultural, 1990 ( Literatura Comentada)

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 24 de dezembro de 2024

Escrever

Todas as palavras definem, todas as artes particularizam o estilo e a forma estética de de criar. Escrever não é diferente; possua a sua, ela é única e inconfundível. A maneira de como você faz isso, é o que define seu estilo.

Marii Freire. Escrever

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Santarém, Pá 23 de dezembro de 2024


#mariifreireescritora
#escrever

Qualquer Coisa

Faça qualquer coisa; qualquer coisa que valha um pouco mais que nada. A vida nunca fica para, ela desvia o sentido para algum lugar. Por isso, movimente-se. Leia, leia um livro, uma poesia. Ame, ame no sentido cósmico, como no sentido em que a pele arrepia. Faça qualquer coisa que prolongue a beleza de seus dias.

Marii Freire. Qualquer Coisa

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/surrenda

Santarém, Pá 22 de dezembro de 2024

Culpa e tristeza

Culpa e tristeza

Dentro desse cenário que diz respeito à violência doméstica, a culpa tem uma relação muito mais ligada com a questão da penalidade, do que o simples fato de você, confrontar certas situações. O confronto se faz necessário, porque muitas vezes, ele auxilia você descobrir algumas verdades, o que eviar que essa mulher passe por sofrimentos desnecessários. Porém, uma vez, ela passando, que a mesma seja capaz de acabar com ” crenças limitantes” o que cooperam ainda mais para esse resultado.

Marii Freire. Culpa e tristeza

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 22 de dezembro de 2024


#mariifreireescritora
#violenciadomestica
#culpa
#tristeza
#Violenciacontraamulher

Imprevisível

É arriscado, mas o imprevisível, além da necessidade de ser dito, custa caro. Custa caro uma mulher tomar o seu lugar na sociedade.

Marii Freire. Imprevisível

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ Mina

Santarém, Pá 20 de dezembro de 2024

Chuva

Às vezes é preciso que a chuva ” inunde ” a alma para que o espírito, releve alguma beleza.

Marii Freire. Chuva

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ ISABELLA

Santarém, Pá 20 de dezembro de 2024