A Mentira Causa Danos Irreversíveis na Vida das Pessoas

Há quem use da própria maldade para prejudicar a vida de uma pessoa. Às vezes, é alguém que o autor ou autora do dano, nunca viu, nunca sequer teve contato. Mas, estava atenta ” às notícias novas”  que chegam em casa por meio dos filhos. Outra situação bastante comum em relação ao problema é término de relacionamentos, onde o ex- cônjuge tenta prejudicar o parceiro ou parceira falando coisas que macula a sua reputação. Veja, não falo que não exista ” feridas abertas” entre o casal, existem. Todavia, chamo atenção ao prejuízo que a pessoa deseja causar na vida da outra como maldade, que na prática, funciona como uma espécie da reparação da dor sentida referente a essa realidade.

” A maldade não tem face; tem adeptos de seus desígnios. “

Quem causa prejuízo a uma pessoa, no fundo é infeliz. Infeliz por diversos motivos ou como disse no iníciodo texto: ” nunca viu o ser humano”, mas olhou pela primeira vez a pessoa, viu que era linda ou tinha uma forma de beleza no seu jeito de ser, falar ou cativar todos ao redor ; e quem não tinha todos esses ” predicados” ou seja, a pessoa causadora da inveja, sentindo-se inferior em tal comparação, tenta rebaixar esse outro ser, a seu nível. Claro, além desse tipo de situação, existem muitos outros, como inveja no trabalho, na amizade, em relações amorosas. Enfim, há descontentamento de todos os níveis, e a inveja é perigosa, porque seus danos são irreversíveis. Só quem já se sentiu prejudicado por conta de ” conversas maliciosas ” sabe o que isso troux de negativo para própria vida .

A inveja recrutar muitos falantes

A inveja precisa de quem a inicie. Depois que toma forma, ela ganha força através de uma, duas ou mais pessoas que levem um ” determinado  assunto” adiante. Você percebe muitas vezes como ela começa. É comum você conversar com um grupo de pessoas e, de repente, perceber que dentro desse grupo, tem alguém que procurar tocar de forma consistente sobre um assunto que tenta rebaixar uma pessoa daquele meio. E quando, não há quem fale abertamente, você percebe da mesma maneira, porque o ser humano deixa escapar a forma de olhar, de subjugar. Sabe aquela ” olhada de canto de olho?” ou ” o riso debochado ” expressando desaprovação sobre a roupa, a cor da pessoa, o cabelo, o perfume barato? Infelizmente, muitas histórias nascem de pequenos acontecimentos e, acaba atravessando a porta da casa, a rua, e em outras situações, até a cidade, onde a pessoa vive. A tentativa de ” apagar o brilho do outro ” é um gesto horrível. Porém, humano praticado com requinte de crueldade. Além disso, sabe-se que:

” Quem inventa uma mentira com o intuito de prejudicar uma pessoa, é capaz de criar diversas situações embaraçosas, para sustentar o valor do prejuízo causado na vida dela.”

Quando alguém prejudica uma pessoa por conta de ” conversa” ou ” mentira”, ela vai precisando ter mais ” trunfos na manga “. Sabe grupos rivais? A mentira tem essa função ou seja, aniquilar aquele que me é um desafeto; não importa o quanto eu tenha que me esforçar, o desejo é acabar com a pessoa para que ela não me cause nenhum tipo de desconforto ou ameaça. A mentira acontece com todas essas características dentro desse perfil maculoso. Quem mente, precisa usar de todos os artifícios para convencer o outro ou em caso mais extremos, ” convencer o povo”. Quem mente, quem convence tem o poder de manipular, de mostrar que ele é ” o dono da verdade “, portanto, assim tem o prestígio e o respeito das outras pessoas. A mentira se estabelece dentro desses processos de construção. A mentira é algo arquitetado, detalhado por quem a profere e tenta deixar seu legado.

A pessoa prejudicada pela mentira

A pessoa vítima de uma mentira, tornou-se refém das investidas daquela que a procura prejudicar. ” A vítima” a priori,  perde a vida, o brilho o respeito das outras pessoas, tudo por causa da inveja. Há quem entre em depressão, não encontre razão para viver. Há pessoas que tentam tirar a própria vida. Já existem aquelas que, sabe que são ” prejudicadas” e procuram levar suas vidas dignamente, sem querer agradar ninguém. Elas sabem que, apesar de passarem por um processo doloroso, o que realmente importa são as suas verdades. Neste caso, fazem uso da inteligência para viverem de forma que elas não sintam ” menores”  em absolutamente nada diante da ambição de ninguém, porque estão conectadas com seus valores e princípios, e ainda que tentem contra a sua vida e reputação, elas continuam tentando deixar a verdade pautada em seus atos, que é o exemplo maior que o ser humano deixa na terra e por ela é consumido, servindo de exemplo a todos que podem tirar as suas próprias conclusões.

Marii Freire. A Mentira Causa Danos Irreversíveis na Vida das Pessoas

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 19 de janeiro de 2025

O valor de Reconhecer os Próprios Erros

Há momentos na vida que ferimos aqueles que nos são próximos com atitudes absurdas. E a gente faz isso principalmente, nos momentos de tensão que é justamente, onde se perde a razão. Todavia, o conselho que deixo é: ” se acomode dentro de seus próprios tumultos ” . Afinal, todos podemos errar. Mas ter poder sobre o que nos controla, é uma forma também de melhorar quem somos. Por isso, o pedido de desculpas é uma maneira de alcançar igualdade entre os homens.

Marii Freire. O valor de Reconhecer  os Próprios Erros.

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 18 de janeiro de 2025

Autora

Toda boa autora tem consigo dois artifícios incríveis. O primeiro deles, são suas ideias. O segundo, um universo fantasioso. É importante ressaltar que, nem tudo que se escreve é verídico. Há muita coisa que ganha vida na maneira de como se traduz uma boa história ou um poema.

Marii Freire. Autora

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/Marlene Alcocer

Santarém, Pá 18 de janeiro de 2025

O Que Mata a Gente

O que mata a gente,

É o contentamento descontente.

É a vida prender seu passo – nem pra trás, nem pra frente,

É olhar para os sonhos da gente,

Rir, querendo chorar,

E com a alma em frangalhos,

Diluir o gemido em infinitos atalhos

Sabendo que é do lado de dentro que se retrata os gritos,

No mais profundo ato de respirar.

O que mata a gente é a punhalada

Que nos pega desprevenidos de madrugada,

Avisando que a nossa hora está por chegar.

E chegando,

Estreita o nó da garganta

Num longo soluçar.

Mata

Expulsa

Todo desespero a nos rodear.

Marii Freire. O Que Mata a Gente

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem:Marii Freire

Santarém, Pá 18 de janeiro de 2025

Beleza

Há tanta beleza em nada dizer, e por vezes, tudo entender que, a vida parece não precisar de nenhuma de suas razões; a não ser tintas a óleo. O resto é talento. ” Passe a pintar! “

Marii Freire. Beleza

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ Ebraim Saban

Santarém, Pá 18 de janeiro de 2025

Rotina

As pessoas suspiram por mudanças. Seja mudança na vida pessoal, profissional, em relação a um negócio, uma atitude. Às vezes, existe até uma palavra bonita  ” forca” que ganha vida no vilarejo de suas ideias. Porém, dentro dessa proposta de poder movimentar as suas decisões, há algo muito maior que as impede de mudar, ou seja, o hábito a própria rotina. Previsíveis e cumpridoras de seus próprios papéis, há pessoas que esboçam somente o desejo de contornar a sua história; não de intervir diante do olhar que têm sobre elas.

Marii Freire. Rotina

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ Gerhard

Santarém, Pá 18 de janeiro de 2025

Violência Doméstica

Quanto mais tempo, a mulher passa dentro de relacionamentos doentios ( que contém violência doméstica) naturalmente, essa mulher vai sofrer. Sabe aquele tipo de mulher que diz: ” Ah, na oportunidade certa, eu saio disso “, é aquele tipo de pessoa que vai ” empurrando o problema ” pra frente, achando que tem a capacidade de resolver ele, antes desse ” tempo” estabelecido por elas, – o que é um engano, porque cada vez mais ” essas vítimas” ficam presas a essas histórias de dor e sofrimento.

Eu trabalho com essa realidade, portanto, posso afirmar que ” as mulheres que me disseram isso, continuam com homens que as ferem, batem e as desrespeitam”. E por quê? Por muitos motivos, dentre eles, pelo  fato, delas não conseguirem ter força para sair desse tipo de situação. É um ciclo vicioso. Elas conhecem o comportamento de seus parceiros, sabem que isso é repetitivo. Mas, algumas mulheres não procuram fazer algo para sair desse tipo de situação.

Nos momentos mais tensos, toda vítima de violência quer sair da relação. Mas passou aquilo, elas tornam amar seus parceiros novamente. “

Nos momentos tensos, muitas mulheres demonstram o interesse em pedir a separação. Mas, passado aquele tempo, elas parecem se ” acomodam na posição” de sempre, que é serem passivas demais…até o ponto que novamente, toda história se repete; e que é onde também, elas ficam paralisadas, como se repetissem para si mesmas: ” Não é possível!”, o que na prática é, porque se chama atenção para um padrão. O sujeito não muda.

Então, observando todo o sofrimento, proveniente de comportamentos e atitudes que não mudam, ali, já se sentindo no fundo fo poço, e não aguentando mais sofrer; insegurashumilhadas e em lágrimas; tendo que encarar o fim, algumas pedem ajuda. Mas é preciso ” doer na carne” para chegar nesse ponto, de já não se perder em meio aos drama e ter que aceitar que acabou.

O fim é a possibilidade de um novo começo.

Eu vou terminar esse texto dizendo o seguinte para todas as mulheres:

Mulher, se você for compreensiva demais  ou ” viver arrumando desculpas ” para perdoar o imperdoável na sua relação; saiba que, além de submeter- se ao sofrimento, irá lutar contra uma realidade que não muda.

Enfrente seus medos!

Enfrente seus medos. É necessário não fantasiar amor, onde você já percebeu que não tem. Veja, você não lutou, não fez de tudo para a outra pessoa compreender que você estaria disposta a fazer qualquer sacrifício para que a relação de vocês desse certo? O outro lado, fez tanto quanto você? Se fez, ótimo. Todavia, se só você se esforçou, tem algo que não pode ignorar que é o fato, da outra pessoa também, não querer tanto quanto você. Não vá sucumbir sozinha diante disso. Lute pela pessoa que voce é, pela dignidade que ainda tem. Aprenda a se amar, para não depender do amor de ninguém. O amor começa também quando se aprende a impor limites.

Marii Freire. Violência Doméstica

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 17 de janeiro de 2025

Louca!

Mulheres que foram e são chamadas de ” loucas”; por favor, continuem acreditando na sua sanidade mental. O ” louca” que os homens vos atribuem, não passa de estratégia para desqualificar vocês; não por estarem erradas. Mas, porque eles não assumem suas faltas […]. O louca que muitos dizem, faz parte de um tipo de manipulação comum chamado ” gaslighting” ; uma espécie de abuso psicológico presente principalmente em relacionamentos conturbados. Dentre muitos artifícios usafos por manipuladores emocionais, esse tipo de colocação em relação a vítima, é uma tática eficaz que ele usa para chegar onde quer de fato, que é ” parar ” a vítima, ter domínio sobre ela. Desta forma, ele tem controle sobre a situação.

Marii Freire. Louca

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral

Santarém, Pá 17 de janeiro de 2025

Primeiro Passo.

” Dar o primeiro passo, drasticamente, diminui a distância sobre a ideia do lugar onde você queira chegar”.

Primeiro Passo

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: pinterest/ Mattia

Santarém, Pá 17 de de janeiro de 2025

Conhecimento

O conhecimento transforma a vida das pessoas, de modo que, por meio da ousadia, elas fazem coisas extraordinárias. E não importa o tempo, o conhecimento modifica o mundo através das contribuições e ações de homens e mulheres que aprendendo, desafiam todas as fronteiras, construindo histórias memoráveis.

Marii Freire. Conhecimento

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire/ Real Gabinete Português de Leitura/ Rio de Janeiro.

Santarém, Pá 16de janeiro de 2025

#mariifreireescritora
#conhecimento
#realgabineteportuguesdeleitura
#santarempara
#riodejaneirobrasil