Relacionamento Abusivo

Segundo a Psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues, que falou ao Folha Vitória em março de 2019 a respeito de relacionamento abusivo, ela disse que quando se trata dessa questão “ o que muitos negligenciam é que uma relação tóxica, a saúde mental da pessoa é a primeira a ser atingida” / ( Agnes, 2019, on- line). Sem dúvida, essa situação ocorre com muita frequência, e o que muitas pessoas fazem é não atribuir importância a isso, de modo que vai- se absorvendo formas grosseiras de tratamento, até ao ponto que literalmente a saúde mental e emocional começam a emitir respostas negativas, coisas como a pessoa passa a ter palpitações, indisposições, dor de cabeça, transtornos do sono, culpa, tristeza. Enfim, o corpo manifesta uma série de sintomas que é justamente essa forma de não respeitar-se, de impor limites aquilo que de fato não é aceitável numa relação.

Marii Freire. O Relacionamento Abusivo/ Por que esse tema tem ganhado cada vez mais visibilidade e gerado discussões?

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: autoral

Santarém, Pá 27 de maio de 2025

O Espaço Feminino Vem Sendo Construído Gradativamente

Marii Freire. O Espaço Feminino Vem Sendo Construído Gradativamente

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 26 de Maio de 2025

Livros

Eu adoro livros. Aliás, não consigo imaginar a vida sem a companhia deles.

Marii Freire. Livros

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Autoral/ Livraria Cultura

Santarém, Pá 25 de maio de 2025

O Amor Verdadeiro Contesta

“ Dentro de um relacionamento abusivo, muita coisa é dita com plena clareza. O problema é que a mulher busca não encarar os fatos como eles são.”

Marii A. Freire. O Amor Verdadeiro Contesta

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: autoral

Santarém, Pá 23 de maio de 2025

Como a Leitura Pode Interferir em Sua Vida

Quando se fala a respeito de leitura, eu vejo autores, colegas de profissão, falando que é difícil ser escritor no Brasil porque as pessoas não lêem, não gostam de livros e porque a realidade é outra. Concordo plenamente. Afinal, o modo de vida do brasileiro, como a própria cultura, isso se volta ( pelo menos a parte simbólica), para a questão de danças, jogo, culto e música. A leitura é um pouco complicado. E, somando essa realidade a muitas outras questões, tudo é mais difícil. Um país com tantos problemas como, educação, moradia entre outros. Isso coopera para essa “ lacuna “ que “ aumenta “ o desinteresse pela cultura brasileira, em especial ao que compete ao fato, do brasileiro não ser apaixonado por livros, pela leitura! Eu sempre ouço coisas como, “ não leio, não gosto; não tenho paciência “. Não é difícil você enxergar dificuldades nesse tipo de afirmação.
O Brasileiro quer algo que traga resultado imediato, não à longo prazo. Ora, se é internet, tudo se volta a distração. Ele tem um comportamento fugaz diante das relações, e se molda facilmente diante da tecnologia, porém, na condição de [ desejante] sonha com a felicidade, mas os consultórios, continuam cheios, porque na maioria das vezes, não se trata de uma enfermidade, e sim de “ excesso de ilusão” ; quer dizer, há pouco preparo diante da vida, dos desafios, o que é natural. Pois é, preciso saber lidar com a realidade. Um dos problemas que se tem em relação a isso, é justamente “ não aprender a lidar com as dificuldades”, como não saber se conectar consigo mesmo. Quem foca em jogos por exemplo, lida com a emoção. Mas desenvolver o hábito pela leitura, estimula a criatividade; aguça a imaginação; ajuda a criar relações sólidas. Na prática, saímos um pouco da superficialidade. Como povo, pessoas em constante evolução, indivíduos que somos, se vislumbra muita coisa, mas sem o principal que é o conhecimento, a sabedoria, enfim, o fundamental fica no meio do caminho.
É preciso enxergar que o comportamento do brasileiro também é parte da cultura, e que a gente não precisa se “ moldar” a nada, mas conhecer. A conexão com os livros, ela reconfigura o ser humano. E entre muitas outras coisas, também coopera para a sua felicidade.

Marii Freire. Como a Leitura Pode Interferir em Sua Vida

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Santarém, Pá 23 de maio de 2025

Eu Amo Escrever

Eu amo escrever; amo extrair do sentido mais profundo da palavra, algo novo. Uma escritora não deixa de ser uma artista, porque ela concebe entre um espaço e outro do tempo, um diálogo, um sentimento, um sentido especial ao que antes era inexistente. Criar é um acontecimento íntimo, e para essa condição existir é preciso ter boa memória, ao mesmo tempo que você, tem a destreza de saber usar isso a seu favor. Quem cria, quem escreve deixa marcas no mundo das palavras. Eu adoro, ler sozinha, pensar, traduzir isso de um jeito que fique bom e que as pessoas gostem.

Marii Freire. Eu Amo Escrever

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: autoral

Santarém, Pá 22 de maio de 2025

Loucura

O avesso da loucura é a perfeição. Nela, não mora nenhum sentimento sabotador ( guia cego da razão), mas a felicidade plena.

Marii Freire. Loucura

https://Pensamentos.me/ VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 22 de maio de 2025

Amor, Vida e Delicadeza

Amor, vida e delicadeza não precisam de filtro, porque tudo é fonte de felicidade.

Marii Freire.

Imagem: Marii Freire

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Marii Freire

Santarém, Pá 22 de maio de 2025

Relacionamento Abusivo

Relacionamento abusivo

Segundo a psicóloga e psicanalista Cássia Rodrigues, que falou ao site Folha Vitória em março de 2019 sobre relacionamentos abusivo, ela disse o seguinte “ o que muitos negligenciam é que em uma relação tóxica, a saúde mental da pessoa é a primeira a ser atingida “. A mesma situação também é vista pela ( Agnes, 2019, online). O que significa ressaltar que, as coisas que você ouve , especialmente “ as coisas grotescas “ como por exemplo, os abusos que são ignorados, eles vão “ acumulando “ ali com o tempo, de modo que, não desaparecem. Eles ficam lá “ guardados” e são reacendidos sempre numa nova discussão que parece inofensiva, mas que deixam marcas profundas no emocional das vítimas. Um belo dia, você sente uma certa tristeza, no outro, culpa, acompanhada daquela sensação de ser “ punida.”, de ter sido invalidada. Enfim, situações que acontecem entre o casal, mas que reforça esse jeito doentio de se relacionar. E isso vai aumentando a dose, até surgir dores de cabeça, dor no corpo, ansiedade, distúrbios alimentares,sono, entre outros. Você sente que já não é a mesma, pois essa forma de se relacionar com o outro/ a outra coopera para o seu adoecimento. Sim, tudo o que sentimos neste caso, é resultado de algo que vivenciamos e [ negligenciamos] e que infelizmente, interfere na nossa saúde física e mental.

Marii A. Freire. Relacionamento Abusivo.

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem:autoral

Santarém, Pá 20 de maio de 2025

Silêncio

“ Sublinhar o silêncio, significa dizer muita coisa.”

Marii Freire. Silêncio

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: Pinterest:luisa chiesa

Santarém, Pá 20 de maio de 2025