Autonomia Feminina

A sociedade foi estruturada de forma diferente entre homens e mulheres . Ao longo da história, o poder foi exercido na maioria das vezes, pelos homens. Mas isso não significa que as mulheres não pudessem sair do papel de coadjuvante em que foram colocadas. Isso era possível, a medida que, por algum motivo, o homem deixava de existir e exercer esse poder de forma plena; seja porque era morto, como acontecia em casos de guerras ou por motivos diversos. Não prática, esse poder era um fator determinante que revelava a supremacia masculina.

O problema é que na sociedade tradicional muita coisa aconteceu para sustentar a ideia de poder atribuída única e exclusivamente aos homens. Veja, a ênfase maior, ela começa por um processo de exclusão do feminino. Com isso, aos homens era oferecido os melhores estudos ( educação privilegiada), enquanto para as mulheres, essa educação era básica; nada que as ajudassem a pensar ou tomar decisões, porque o intuito era a “ obediência cega ” justamente, aqueles que detinham o poder total. E esse, era um elemento que funcionava como um “ bom negócio” aos homens ou ao patriarcado. Você acha que isso não tinha um propósito, pensa comigo? Igualdade de gênero para quê? Fazer a mulher acreditar que ela era um ser subalterno, fraca e delicada, e ainda, que essa mulher precisava de outra pessoa ( pai, um marido ou irmão ) para sobreviver, para tomar decisões por ela, era uma prática excelente, inclusive motivo de existir falar enérgicas de filósofos como Jean-Jaques Rousseau entre outros, para exaltar regras extremamente rígidas criadas pelo patriarcado, e que davam vidas a discursos calorosos, a regras morais e sociais referentes a mulher.

Todavia, foi nesse cenário de desigualdade, opressão e violência que muitas mulheres foram questionando; estudando escondidas e algumas, indo de encontro a tudo isso. As sufragistas foram as primeiras, a acreditarem em direitos iguais; a considerar que eram capazes e lutar por esses direitos, ao invés de forçarem as suas filhas a se inclinar a regras absurdas. “ As mulheres sempre foram capazes. O que lhes foi retirado, foi justamente, essa capacidade” porque no fundo, isso representava uma ameaça a todo um sistema político e social da época; como hoje em meio a tantos transformações, esse mover da mulher, continua causando incômodos.

Como escritora de um tema tão necessário como esse, eu vejo não só homens, mas também mulheres tecendo críticas ácidas sobre isso . Não é que esse detalhe seja um erro “ para essas pessoas”. Afinal, essa é uma maneira particular de pensar de cada um. Isso deve ser respeitado. É um ponto de vista de quem pensa assim. Mas não significa que depois de tanto lutarmos, avançarmos em diversas conquistas, se defenda esse tipo de pensamento. Você tem que saber o real significado de autonomia feminina e compreender para que ela serve. A nossa luta não deve se tornar menor em significado por conta de quem pensa diferente, porque isso é nos remeter a um passado de injustiças; apesar delas continuarem existindo nos dias atuais.

“ Quando uma mulher toma uma decisão com base no que é melhor para ela ou seja, quando ela exerce esse poder sobre a própria vida”, isso fala sobre autonomia.

Eu não falo só nesse tipo de situação, especialmente trabalhando o tema violência de gênero; trabalhando a violência doméstica por exemplo. É injusto pensar que você pode “ escravizar outro “ com base numa única vontade e num único direito. Ora, tem mulheres que quem fala por elas, são os maridos. “ Tem mulher que apanha e ainda, ouve a justificativa de que mereceu”, mereceu? Não é normal naturalizar nenhuma forma de violência, principalmente quando essa mulher não pode expressar nem o que sente.

Acho possível reescrevermos uma nova história, dando cada vez mais voz e possibilidades as mulheres, a lutarem por seus sonhos, suas carreiras, a sua independência financeira; brigando por tudo o que ela acredita. Isso é criar pessoas livres. Para tomarem as suas decisões, bem como encarar novos desafios. Quando se fala de autonomia feminina, se procura visar os direitos. E isso deve ser respeitado e incentivado para alcançarmos o tão sonhado ideal de igualdade, especialmente numa sociedade que continua sendo tão desigual entre os seus.

Marii Freire. Autonomia Feminina

https://Pensamentos.me/VEM comigo!

Imagem: autoral/IA

Santarém-PÁ, 23 de junho de 2026/Amazônia/Brasil

Publicado por VEM comigo!

⚖️ Bacharela em direito, Pós - graduada em Direito Penal e Processo Penal. 📚 Autora: MULHER Do ostracismo à luta pelos direitos nos dias atuais e O Amor Verdadeiro Contesta. Ambas as obras são lançadas em parceria com a Editora Viseu/ Brasil. . Palestrante

Deixe um comentário