Quando uma mulher é inteligente e sabe se apresentar a sociedade desta maneira, logo são inúmeras as tentativas de invalidar a sua fala. Se questiona tudo a respeito dessa mulher, até a sua sanidade mental. Sugere-se que ela seja feliz, que ela precisa ter uma pessoa que “a faça feliz!” …rsrs, como se ela já não fosse. Questionam seus valores, suas crenças, sexo, a maneira como se veste. Ah, quanta imbecilidade poderia ser poupada na pressa de tantas falas. Hoje, a mulher fala!!! Ela não é a sombra do marido, que só abre a boca para dizer ” sim”, “não ” e ” Obrigada!”. A mulher ainda não tem o seu valor reconhecido ( pelo menos, não como deveria ser) na sociedade ( MULHER Do ostracismo à luta pelos direitos nos dias atuais). Mais, isso, nos faz lembrar um passado de negação de direitos ( o que nunca chegaremos a um denominador comum), até porque não se volta atrás na história e corrige seus erros. Todavia, creio que é possível melhorar o que é ( possível) daqui pra frente. É isso que fazemos diante dessa tentativa vexatória de criar dramas, com a finalidade de manter- se algumas formas de controle sobre nós mulheres.
Prazer! Eu me chamo: Marii Freire; tenho formação em Direito, sou escritora e faço um trabalho de conscientização contra à violência e em defesa da mulher. Tenho um livro que fala sobre o tema, onde aproveito a oportunidade e, convido à você para conhecê- lo.
” Tudo o que você fizer, faça com inteirice, “cumpra a sua missão” no melhor sentido da palavra, porque o tempo nos isola de certas respostas. Às vezes ficar no ar, o gosto pelo desejo não dito, a fome não saciada, a consciência calma que você deveria ter para expressar o que deveria no momento correto. E como consequência disso, vem uma quarentena interminável, onde “você se perde dentro desse isolamento (…), tendo se encontrar”. Por isso, saiba aproveitar o tempo hábil dos acontecimentos. Privilégio é saber se ouvir e voltar ao convívio prazeroso consigo mesmo.
A Solidariedade tem uma estreita ligação com a dignidade ou com a busca de sobrevivemos com ela. Eu posso sentir a dor do outro, você pode!…É capaz. Desde que queiramos, todos podemos ser amigos, diferentes entre si, mas com o mesmo sentimento que conserva o brilho no olhar, que entende o desespero do outro e, principalmente, estabelece um nível de empatia único, em meio ao sofrimento do outro ou ” dos outros”. Aqui, dirijo as minhas palavras aos nossos amigos do Sul, que vivem uma situação delicada e precisa de cuidado, afeto e calor humano nesse momento. Resta-lhes contar com a ajuda de todos! Isso inclui a minha e a sua, por menor que seja. É o momento de entendermos aos mãos, de ajudar e buscar aliviar parte do sofrimento que muitos estão sentindo. ” A delicadeza dos gestos” nos fazem pessoas mais humanas por meio de nossas ações, do nosso olhar sobretudo, do nosso amor ao próximo. Amor que pode ser traduzido através de uma corrente solidária, que busca levar conforto e acolhimento a quem tudo perdeu em meio a essa tragédia provocada por fortes chuvas. Sempre podemos ser respostas diante de alguns tipos de abismos e, a primeira atitude é não nos isolarmos, para não acabarmos em uma espécie de solidão. A gente precisa sim, fazer mais pelos outros. Toda resposta representa uma forma de crescimento. Portanto, o desafio é nos lançarmos em meio a essa busca. Lancemos às mãos para aqueles que mais precisam delas, seja financeiramente falando, ou buscando compreender a necessidade do outro.
” O sucesso é consequência do que você faz. Se for capaz… de fazer bem feito. “
O sucesso é a justificativa do que você faz; é sobretudo, a resposta de um projeto que nasce da potencialidade do indivíduo. Por quê? Porque trabalha, porque tem talento, porque gera valor na vida das pessoas. O sucesso está ligado a imagem do indivíduo, é a sua marca principal e, pessoal também. Ambas as coisas andam de mãos juntas. É impossível alcançar o sucesso sem a doação do ser humano. O sucesso não é sobre as coisas, é sobre o ser humano.
” Eu escrevo para mulheres que passam por situação de violência e, vejo na experiência do meu dia a dia, o quanto elas são gratas por isso. Muitas chegam até a minha pessoa e dizem: ” parabéns pelo seu trabalho, ele nos ajuda muito”. Eu fico muito feliz em poder ouvir coisas dessa natureza. Esse é em parte, um sonho que nasceu muito antes de ser o que é hoje”. Então, o caminho do sucesso é uma trilha que você percorre minimamente, até se tornar algo grandioso.
A verdade é que, quando se fala em sucesso, você não constrói um caminho de flores e passa entre ele todos os dias, para sentir o perfume destas, de graça. Obviamente, por trás de tudo isso, há um trabalho duro. É preciso projetar tudo. O tudo o que falo é, você pensar no lugar, cultivar a terra, adubar, plantar, regar, cuidar para que aquelas plantas cresçam com segurança. Eu sou uma Jovem Senhora Aprendiz, que tem uma grande responsabilidade nesse ” cultivo”. Eu gosto do que faço. Primeiramente, faço com amor; faço porque compreendo a necessidade humana.
” Eu seria uma ativista, uma escritora, alguém com conhecimento em Direito de qualquer maneira “. Eu sempre tive certeza que um dia chegaria aqui e teria voz, assim como, atitude e poder para falar ao meu público. Claro, não falo isso com arrogância, mas com a convicção de que, aquele sentimento de injustiça que me incomodava quando menina, sobre determinadas situações, cedo ou tarde, seria externado. É o que acontece na prática. Eu estou fazendo algo benéfico que fica para muita gente, assim como muitas mulheres que, já fizeram ao longo da história E, futuramente, será abraçado por outra pessoa. Assim, de pessoas em pessoas, isso vai passando e sendo trilhado com sucesso, por quem se dedicar verdadeiramente ao faz, é recompensado.
Hoje, “eu agradeço a Deus por nunca ter desistido pelo meio caminho”, mesmo em meio as dificuldades, a incompreensão das pessoas que “nunca me viram …” ou não acreditaram na minha capacidade. A princípio, é invisível a sua luta. Mas para quem precisa de uma mão estendida, isso é o necessário. Quando digo que o caminho do sucesso é solitário, em grande parte, é. É você enfrentando os seus medos, gente aproveitadora; outros que se dizem melhor do que você, e não duvido que seja. Afinal, tem muita gente que teve melhores oportunidades que eu, nesse mundo à fora. A diferença é no que se faz de construtivo para o mundo.
Eu aprendi balancear as minhas possibilidades e os meus resultados mediante as melhores condições que tive. Eu simplesmente, procuro fazer o melhor, dentro da minha realidade, pensando sempre na condição de quem precisa mais do que eu. Se você não pensar na desilusão de uma mulher que passa por situação de violência e, perceber que essa transição que ela passa de um ” mundo ao outro ” ou seja, o que aprendeu sobre os homens, os sonhos de construir uma família ou um namoro feliz e, acordar com um olho roxo, hematomas pelo corpo, costelas quebradas, etc. E mesmo assim, não ser solidário a isso, não compreende nada sobre nada sobre a vida, o ser humano, respeito ao próximo. Não é possível sentir prazer com a dor do outro, é sobre isso que chamo atenção: humanidade.
Quem chega até a pessoa da Marii, são essas mulheres que passam ou já passaram pela experiência desse pesadelo. A violência contra a mulher é uma realidade. Eu faço só um trabalho de conscientização. Conheço de perto tudo isso. Inclusive, o que me comoveu e fez, trabalhar em prol dessas mulheres, foi justamente, um caso que atendi, juntamente com colegas e a orientadora na época, a advogada e professora: Rosalice Câmara ( ULBRA SANTARÉM). Eu não aguentei olhar para aquela mulher “acabada” e para piorar a situação, chorando junto uma criança de colo. Aquele ato foi covarde ( apanhou do ex- marido) na madrugada da noite anterior, por ele ter descumprido a medida protetiva.
Muitas mulheres que são vítimas de violência doméstica apanham ( algumas caladas) outras não. E que bom que, muitas mesmo, esfoladas tem coragem de falar, porque falando, não só ajuda punir esses agressores, como abre oportunidades para que outras também tenham coragem de se expor. A fala traz conscientização sobre o problema; essa é a minha peleja. Conscientizar, ajudar conhecer e trabalhar soluções.
Eu sei que o que faço é muito pouco perto da extensão dessa realidade, mas me sinto feliz por poder ajudar. O sucesso vem disso, digo ” de você fazer pensando no próximo “, nunca é algo, somente atrelado ao interesse pessoal,coisas como: crescer, ganhar dinheiro e holofotes do mundo. Não, se você faz algo porque compreende que o outro precisa, você já tem muitos aplausos, em especial, os da sua consciência. O resto é consequência.
” Tudo o que nos leva à lutar por um ideal, também se chama caminho. Caminho construído pela autoconfiança, pela persistência e principalmente, pela fé. Se nós leva a uma direção, caminho é.
Falar sobre sofrimento, nunca é uma perda de tempo.. Não é perda de tempo, porque é exatamente o teor dessa fala que vai servir para você saber identificar fatores importantes dentro de um relacionamento abusivo, coisas como: atribuir culpa à sua conduta na hora em que, houver a necessidade de cobrar por consideração e respeito. Se bem que, essas coisas não se pede. Mas há muitos casais que, um dos parceiros, usam de artifícios traiçoeiros para se esquivar de suas responsabilidades e, sobrecarregar o outro com cobranças e exigências que não cumpre . Então, qualquer coisa que possa fugir da normalidade é motivo de alerta.
Você precisa fazer login para comentar.